terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Campanha Contra Dengue 2013 em Porecatu

Combate contra a Dengue em Porecatu .

A dengue pode ser  transmitida   por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti  e Aedes  Albopictus), que picam tanto durante  o dia como à noite . Os transmissores , principalmente o Aedes Aegypti, se reproduzem  dentro ou nas  proximidades  de habitação em recipientes onde se acumula  água limpa  ( vasos de plantas, pneu velho , cisternas ,etc.
 A transmissão pelo Aedes Albopitus  não é comum  porque o mosquito não  costuma  frequentar o domicílio  como o Aedes  Aegypti .
Aedes  Aegypti  mede menos de um centímetro, tem a cor café ou preta  e listras brancas  no corpo e nas pernas . o MOSQUITO COSTUMA PICAR NAS PRIMEIRAS HORAS  MANHÃ E NAS ÚLTIMAS DA TARDE.  Evitando o sol forte , mas, mesmo nas horas  quentes  pode atacar  à sombra, dentro ou fora de casa. Então vamos cuidar mais de nossa casa e quintais.



Um comentário:

  1. Como a Dengue é Transmitida
    A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

    Ambiente ideal para a propagação do Mosquito da Dengue
    As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.

    A cidade do Rio de Janeiro possui as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade relativa são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Além de ser densamente povoada, é comum a cidade apresentar índices de 70% a 80% de umidade relativa do ar e temperaturas por volta de 25ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor. Por isso, o combate de todos aos focos do vetor é muito importante.

    ResponderExcluir

deixe seu comentário.