Combate contra a Dengue em Porecatu .
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes Albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite . Os transmissores , principalmente o Aedes Aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitação em recipientes onde se acumula água limpa ( vasos de plantas, pneu velho , cisternas ,etc.
A transmissão pelo Aedes Albopitus não é comum porque o mosquito não costuma frequentar o domicílio como o Aedes Aegypti .Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem a cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas . o MOSQUITO COSTUMA PICAR NAS PRIMEIRAS HORAS MANHÃ E NAS ÚLTIMAS DA TARDE. Evitando o sol forte , mas, mesmo nas horas quentes pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Então vamos cuidar mais de nossa casa e quintais.
Como a Dengue é Transmitida
ResponderExcluirA fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.
Ambiente ideal para a propagação do Mosquito da Dengue
As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre.
A cidade do Rio de Janeiro possui as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade relativa são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Além de ser densamente povoada, é comum a cidade apresentar índices de 70% a 80% de umidade relativa do ar e temperaturas por volta de 25ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor. Por isso, o combate de todos aos focos do vetor é muito importante.