sexta-feira, 10 de março de 2017

Palestras e exames marcam Dia da Mulher em Porecatu- Josiani Cristina de Souza,


 Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08/03), as pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 3 Conjuntos e Vila Iguaçu de Porecatu tiveram um dia diferente, participando de palestras educativas sobre a saúde da mulher e prevenção de Câncer de Mama e colo de útero, além da realização de exame do Papanicolau (prevenção de câncer do colo do útero) e um delicioso café da manhã e da tarde para as pacientes.

As palestras foram ministradas pela médica, Josiani Cristina de Souza, e contou com o apoio das equipes das UBS´s e Secretaria Municipal de Saúde de Porecatu, onde possibilitou que muitas mulheres pudessem ir à unidade para realizar exames e também obter orientações. Além disso, foram entregues brindes e lembrancinhas as mulheres presentes.

A médica Josiani, destacou a importância da ação. “Além de valorizar as pacientes como mulher, oferecemos um pouco de entretenimento com informação à saúde da mulher, como a importância do exame preventivo”, disse a médica.

Para a moradora do bairro 3 Conjuntos, Eva Pereira dos Santos, de 60 anos, essa ação foi muito especial. “Hoje foi um dia interessante. Estes eventos são importantes porque nos ajudam a aprender sobre a prevenção de câncer do colo do útero e outros temas sobre a saúde da mulher. A doutora Josiani é muito atenciosa, adoro as consultas dela. A equipe de saúde do posto e a Secretaria de Saúde estão de parabéns pela iniciativa e agradeço por essa ação que foi realizada para homenagear o nosso dia”, enfatizou.

O secretário de Saúde, Paulo Mucio, contou que a ação é uma forma de favorecer as mulheres que muitas vezes têm dificuldade de acesso aos exames ou até mesmo informação sobre como detectar a doença precocemente. Mucio aproveitou a oportunidade para contar que o prefeito Fábio Luiz Andrade (Fabinho) em breve irá contratar um ginecologista para fazer atendimentos no município. “Fabinho preza muito pelos trabalhos de prevenção e promoção a saúde. Então em breve, estaremos com um ginecologista para cuidar das mulheres porecatuenses”, informou o secretário.

Além das equipes das UBS´s, estiveram presentes as professoras e estudantes do curso técnico de enfermagem, do Colégio Estadual Ricardo Lunardelli, a vereadora Janaina Barbosa da Silva e professor Dionísio de Santos Souza.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário.