quarta-feira, 1 de junho de 2016

Investimentos Sociais: Cursos melhoram a vida de Alvoradenses-Prefeito João Carlos Peres.

Cursos de qualificação representam a chance de muita gente mudar a vida para melhor

Oportunidade. Conhecimento. Motivação. Muitas vezes, estas três palavras são definitivas para que as pessoas promovam mudanças positivas em suas vidas. É com esse objetivo que a Prefeitura de Alvorada do Sul, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Programa Família Paranaense, tem ofertado gratuitamente cursos de qualificação profissional. No dia 30 de maio, 23 alunas receberam o certificado dos cursos de Manicure e Pedicure, Maquiagem e Designer de Sobrancelha, após 36 horas de aprendizado. A solenidade de encerramento foi realizada no CRAS e contou com a presença do prefeito João Carlos Peres, secretários municipais e empresários do ramo da beleza.
Segundo a secretária de Ação e Promoção Social, Carmen Peres, no CRAS são desenvolvidas as atividades, com intuito de desenvolver ações de qualificação social e profissional para jovens e adultos de baixa renda através de cursos que proporcionam a inclusão social, a criação de oportunidades de trabalho e renda e a promoção e expansão da cidadania. “Nossa meta é, cada vez mais, articular ações que possam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas de forma afirmativa, em que elas sejam protagonistas de uma mudança positiva e definitiva”, explica a secretária de Assistência Social do município, Carmen Peres.
Paola Aparecida Miguel, 27 anos, foi aluna do curso de manicure e Pedicure. Ela reconhece os benefícios que as aulas podem trazer para a sua vida. “Com essa oportunidade vou poder ter uma renda e melhorar a minha qualidade de vida e a da minha filha Maria Lúcia, de três anos”, afirmou Paola.
Paola conta que, depois do curso, já atendeu algumas clientes e vai seguir com a nova profissão de manicure. “Hoje estou desempregada e não tenho condições de pagar um curso profissionalizante. A Prefeitura está me dando uma grande oportunidade de mudar minha vida”, explica.
Assim como a Paola, outras tiveram a chance de se qualificarem. Outra alvoradense que concluiu o curso de Designer de Sobrancelhas e Maquiagem foi Helen Paula Alves, de 23 anos, que está desempregada. Ela destacou importante o trabalho da Prefeitura em capacitar profissionais para o mercado de trabalho. “Vou investir nessa profissão e acredito que além de gerar uma fonte de renda, será o meu sustento e do meu filho Weslley, de oito anos”, afirma.
Com a técnica passada pela professora Elendy Lie Mine Santoro e muita dedicação, as alunas puderam fazer grandes trabalhos. Segundo a instrutora durante os três meses de curso, as participantes tiveram conceitos sobre ética, patologias, postura e história. Além de todos esses cuidados também ministrou aulas sobre unhas artísticas. 
“Além de aprendizado, a capacitação é uma ótima oportunidade para trilhar novos caminhos. Além das aulas práticas, elas receberam kits de maquiagem, sobrancelhas e de manicure. As participantes estão aptas para garantir sua vaga no mercado de trabalho”, disse.