quarta-feira, 28 de outubro de 2015

“JUSTIÇA E CIDADANIA SE APRENDEM NA ESCOLA” 22/10-Quinta-feira

JUSTIÇA E CIDADANIA SE APRENDEM NA ESCOLA”20/10 Terça-feira


JUSTIÇA E CIDADANIA SE APRENDEM NA ESCOLA

A Comarca de Porecatu está participando pela primeira vez do Projeto “Justiça e Cidadania se Aprendem na Escola”, idealizado no Estado pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.
O Projeto é coordenado em Porecatu pelo Doutor Walterney Amâncio, Juiz Titular da Vara da Família, Infância e Juventude, e Diretor do Fórum, e abrangerá aproximadamente trezentos alunos de 5° Ano dos Municípios de Porecatu, Florestópolis, Miraselva e Prado Ferreira, das seguintes Escolas:
Município de Porecatu: Escola Municipal Maestro Honório Maestrelli, Escola Municipal Padre Franco Pasini e Escola Municipal Tiradentes;
Município de Florestópolis: Escola Municipal Manoel Ribas e Escola Municipal Vitória Régia;
Município de Miraselva: Escola Municipal Monteiro Lobato;
Município de Prado Ferreira: Escola Municipal Helena Kolody.
O Projeto terá quatro etapas para difusão de esclarecimentos aos alunos de 5º ano da rede municipal sobre diversos temas, como por exemplo: cidadania, funcionamento da justiça e das instituições em geral, sobre direitos, deveres e forma de exercê-los, dentre outros relevantes.
A primeira etapa já foi cumprida com reuniões junto às Secretarias de Educação dos Municípios para exposição dos objetivos do Projeto, com a entrega de materiais de apoio e visitas às escolas envolvidas.
A segunda etapa será realizada nos dias 19, 20, 21 e 22 do corrente mês, no período da manhã, e consistirá em visitas monitoradas dos alunos ao Fórum de Porecatu para conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário.
Na oportunidade, haverá palestras a cargo do Juiz Coordenador, Doutor Walterney Amâncio, e do Juiz Substituto da Seção Judiciária, Doutor Márcio Trindade Dantas, destacando-se explicações sobre o papel de cada um na sociedade, sobre questões inerentes a cidadania, à justiça e quanto as atribuições do Ministério Público, do Advogado, do Conselho Tutelar, etc.
Na terceira etapa, os alunos apresentarão jograis, dramatizações e outras atividades lúdicas, tanto no ambiente escolar quanto durante as palestras nas dependências do Fórum, e posteriormente desenvolverão trabalhos a respeito dos assuntos debatidos durante o Projeto, que serão avaliados pelas Secretarias Municipais de Educação.
Na quarta e última etapa do Projeto, será definida audiência pública para exposição dos objetivos atingidos e dos trabalhos selecionados com premiação e entrega de certificados aos alunos participantes.
   Segue às fotos da  visita ao Forum de Porecatu PR Quinta-feira 22/10  














O Promotor de Justiça Dr. Matheus Ávila, 





















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário.